
5 aplicativos inclusivos para deficientes visuais
On novembro 26, 2020 by Corine DelgadoFala pessoal, espero que estejam todos bem.
Hoje venho contar pra você 5 exemplos de aplicativos inclusivos que utilizo e que são bem legais.
A tecnologia tem facilitado a vida de todos nós, e alguns aplicativos acessíveis permite realizar tarefas antes consideradas impossíveis de serem feitas sem auxílios de outras pessoas.
Esses aplicativos fazem parte da Tecnologia Assistiva, não sabe o que é? Veja esse post que conto lá! Para conferir a lista, não esqueçam de apertar os cintos e vamos decolar!!!!
- 1.Voice Dream LLC: esse aplicativo é usado para a leitura de diversos tipos de documentos, em geral uso mais arquivos do tipo PDF. O mais interessante é que podemos alterar as vozes e a velocidade de leitura, e que transforma a leitura em algo prazeroso de ser realizado. O aplicativo apresenta o tempo que será utilizado para ler o documento e sempre abre do ponto que paramos, facilitando para a orientação e outras informações relevantes. O Voice Dream é pago mas vale cada centavo.
- 2. Lazarillo: usado como GPS para a orientação e deslocamento. Utilizado por muitos deficientes visuais, apresentando muitas informações úteis para o usuário, mostrando também locais próximos e possuindo uma aba para pesquisar por tipo de locais, um restaurante, por exemplo. Aplicativo gratuito e que vale a pena conferir.
- 3-. Talkin Tuner: uso muito para afinar o meu violão. Possui acessibilidade com o leitor de tela, responsável por falar informações do acorde e o que mais acho incrível, ele me orienta para afrouxar ou apertar a corda. A maioria dos afinadores são muito visuais e acabam não sendo utilizados por deficientes visuais. Agora consigo afinar meu violão sozinho, sem precisar da ajuda de outras pessoas. Esse aplicativo é pago e usa o idioma inglês.
- 4. Seeing A I: esse aplicativo é um dos mais usados por deficientes visuais, porque consegue reunir vários recursos em um só lugar. Desenvolvido pela Microsoft, auxilia seus usuários para a identificação de nota de Real, assim podemos saber qual nota estamos na mão ;transforma luminosidade em som, dessa forma podemos saber se existe alguma lâmpada ligada; leitura de textos, facilitando a identificação de um texto em uma folha de papel; identificação de foto, reproduz para o candidato o que está na foto, por exemplo, um violão ou até mesmo uma mão; dentre outros.
- 5. Be my eyes: conecta usuários com deficiência visual a voluntários que funcionam como um olho amigo para a realização de diversas tarefas. Bem legal para usuários cegos ou com baixa visão e que moram sozinhos e precisam de ajuda para encontrar algum objeto ou até mesmo orientar sobre algum remédio que necessita ser ingerido, por exemplo.
É isso ai pessoal, viram que existe aplicativos que melhoram a qualidade de vida de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Tornando-as mais autônomas para a realização de diversas tarefas e que não poderiam ser realizadas sem a ajuda de tais recursos.
Lembrando que todos os aplicativos citados possuem compatibilidade para Android e IOS, menos o aplicativo Talking Tuner, que só existe para IOS.
Se curtiu o Post, compartilhe com seus amigos!!!
Deixe uma resposta