
Maiores dificuldades de acessibilidade virtual para deficientes visuais
On novembro 4, 2020 by Corine DelgadoFala pessoal, tudo bem com vocês?
Estou aqui para falar um pouco sobre as minhas experiencias realizando o check in de acessibilidade dos sites de algumas empresas
Bora decolar?!
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil possui cerca de 1,2 milhões de cegos. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 60% a 80% desses casos poderiam ser evitados, caso houvesse atendimento no momento e tratamento adequado.
Todos que tem deficiência visual e que utilizam o computador são auxiliados por um leitor de tela, responsável por transformar todos os dados para a forma de áudio por meio de um sintetizador contido no leitor de tela.
Através do check in, pude constatar que a maioria dos sites analisados, repetem em grande parte os mesmos itens que necessitarão de mudanças para tonar o site mais acessível.
Irei dividir os pontos em tópicos:
- Falta de identificação de elementos: os elementos são todos os itens que podem ser clicados, podemos citar os links e botões. Caso o item não seja identificado da maneira correta pelo programador do site, o leitor de tela poderá realizar uma leitura incompleta ou até mesmo sem qualquer informação do elementos navegado. Muitas das vezes o que é lido são códigos na forma de números e as mensagens “botão” e “clicável”. Isso dificulta muito a navegação pelo site.
- Ausência de alternativa para usuários com baixa visão: muitos sites não possuem links para aumentar ou até mesmo alterar o contraste das fontes. Dificultando a navegação por pessoas com baixa visão e que necessitarão de leitor de tela.
- Número elevado de elementos na página inicial: o excesso de informações causa confusão para usuários com deficiência visual e torna o site poluído visualmente. Isso reduz a objetividade do site e aumenta a chance de uma experiência negativa. Alguns sites são evitados por causa do excesso de informação.
- Preenchimento de Cadastro sem acessibilidade: a falta de acessibilidade impede que cadastros sejam preenchidos de forma independente. Muitas das vezes os títulos não são lidos pelo leitor de tela, assim o usuário não saberá o que está sendo perguntado, falta de identificação de botões confunde o usuário na hora de escolher a opção correta e o botão a ser pressionado para mudar a página ou até mesmo finalizar o cadastro.
- Ausência de menu objetivo: o site necessita e um menu que contém os principais links da página. Desta forma, o usuário poderá acessar mais facilmente o conteúdo ou invés de procurar pela página. Por exemplo, o link trabalhe conosco: em alguns sites ele aparece somente no final do site, assim usuários de leitor de tela terão que realizar uma busca cansativa pelo item a ser pesquisado. Lembrando que utilizadores de leitor de tela sempre navegam link por link com auxilio somente do teclado.
- Ausência de descrição de imagens e figuras: a falta de descrição impede que usuário com deficiência visual tenha acesso ao conteúdo, e que muitas das vezes é valioso. Isso diminuiu a independência da pessoa com deficiência visual, já que a mesma necessitará de uma pessoa para ler o que está selecionado.
Vocês viram as maiores dificuldades que usuários de leitor de tela tem ao acessar site? Lembrem-se que um site precisa ser acessível para diversos perfis de usuários, com ou sem deficiência. Acesse nosso post sobre o NVDA para conhecer um pouco mais do leitor de tela que utilizo.
Se você gostou do post, compartilhe com seus amigos!!!
Já tem cadastro na plataforma avulta? Para se cadastrar clique aqui e aproveite o cupom de desconto ao término do processo de cadastro.
Agora se você ainda não terminou o seu cadastro, faça e garanta o seu cupom de desconto.
Deixe uma resposta