
Tecnologias Assistivas: Órteses e Próteses
On setembro 28, 2020 by Corine DelgadoFala Tripulação do Pilotando na Web! Como vocês estão?
Estou aqui para contar mais um pouquinho da tecnologia assistiva. Você não sabe o que é? Olhe os post anteriores que conto tudo lá.
Não esqueçam de colocar os cintos, e vamos decolar!!!
Vamos recapitular o conceito de tecnologia assistiva?
Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT): “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”. Para conhecer um pouco mais acesse a PORTARIA N° 142, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2006.
Hoje irei explorar mais um tipo de tecnologia assistiva, esse tipo de tecnologia se refere a:
Órteses e próteses.
- Órteses: as órteses são dispositivos que auxiliam na recuperação de doenças e acidentes, afetando o sistema de sustentação ou locomoção. Podemos citar como exemplos: muletas, cadeira de rodas, coletes, entre outros.
- Próteses: as próteses são membros artificiais usados para substituir partes comprometidas ou ausentes do corpo. Podemos citar como exemplos: as próteses oculares, de membros, dentárias, dentre outros.
Segundo o estudo Percepções Latino-americanos, feito pela Edelman Insights, destaca que 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária sendo que uma em cada cinco delas tem entre 25 e 44 anos.
A pesquisa foi feita com 600 latino-americanos sendo 1514 brasileiros, esse estudo também destaca que 32% dos entrevistados afirmam que a retirada ou queda dos dentes é um impedimento para se ter um estilo de vida saudável e ativo.
Vocês viram a quantidade de pessoas que utilizam esse tipo de tecnologia? E olha que foi citado somente um exemplo de prótese, no estudo foi destacado a prótese dentária.
Olha só o quanto esse tipo de tecnologia é importante para mim, vejam os exemplos:
Utilizo uma prótese dentária que me auxilia na mastigação, deglutição e na fala, isso se deve ao fato de ter perdido 13 dentes em um acidente de avião que sofri em 2016. Isso eleva consideravelmente a minha qualidade de vida em todos os sentidos, utilizo também uma prótese ocular no olho direito, semelhante a uma concha que a gente encontra na areia da praia, as pessoas utilizam o termo olho de vidro erroneamente, o certo é dizer apenas prótese ocular. Podemos citar como outros exemplos de prótese: coração artificial.
Em relação a órtese, já utilizei enquanto estava no hospital me recuperando do acidente, foram quase 6 meses internado. Utilizei uma tipoia ortopédica no braço direito, que tinha como objetivo a imobilização, após uma cirurgia para colocação de pinos. Outros tipos de órtese que utilizei foi bota imobilizadora (Robofoot) e cadeira de rodas, após ter operado as duas pernas, vocês devem estar curiosos com a quantidade de cirurgias que já precisei passar. Ao todo já fiz 21 cirurgias. Vocês viram os diversos benefícios da tecnologia assistiva? E olha que só falamos de 3 grupos dessa tecnologia, nos próximos posts irei falar um pouco mais sobre outros tipos de outras tecnologia assistiva.
Compartilhe essa ideia!!!
Nossa, incrível sua história. Superação em todos os sentidos. Parabéns pela força q tens. Eu uso órtese membro inferior esquerdo, queria saber mais sobre órteses modernas, mais leves.