
Dicas para deixar o seu site mais acessível para Deficientes Visuais
On setembro 7, 2020 by Corine DelgadoFala Tripulação do Pilotando na Web! Como vocês estão?
Estou aqui mais uma vez para contar pra vocês mais um pouquinho das minhas experiencias com a navegação pelos sites da internet e dar algumas dicas para tornar o seu site ainda mais acessível. Lembrando que utilizo sempre o meu amigo inseparável NVDA, se você não o conhece acesse o nosso post anterior que conto pra vocês um a descrição de como ele funciona.
Não esqueçam de colocar os cintos, e vamos decolar!!!
- Lista de Elementos
Sempre que acesso um site, a primeira ação que realizo é pesquisar a lista de elementos, onde cada elemento representa um item que pode ser clicado, como por exemplo os links. Sendo assim, é melhor que o site tenha um número não muito elevado de elementos, para facilitar a busca feita por pessoas com deficiência visual. Essa lista me orienta em relação aos itens do site, facilitando a navegação.
Para navegar eu utilizo somente o teclado, e por isso é tão importante que todos os links possuam acesso não só pelo mouse mas também pelo teclado. Sempre uso a tecla TAB, que explora os elementos da esquerda para a direita e de cima para baixo, e também as setas direcionais. Por conta desse tipo de exploração, é necessário que o site tenha uma organização e objetividade de seu conteúdo, deixando opções de acessibilidade e outros elementos mais relevantes na parte superior do site, para que o usuário não precise navegar muito para encontrar o que necessita. Uma boa dica para tornar essa experiencia mais agradável é fazer uso de menus fixos com os principais elementos do site.
Por exemplo, quando estou realizando os checks in de acessibilidade, necessito encontrar o links de “trabalhe conosco”, algumas preciso passar por cerca de 80 elementos para achar. Imagine o trabalho todo que uma pessoa com deficiência visual tem para encontrar, visto que necessitamos navegar item por item.
- Identificação de links e botões
Muitas das vezes, os sites não possuem identificação de alguns elementos como links e botões, isso acaba dificultando muito a navegação e acesso aos conteúdos. Apesar de encontrarmos os links, como não sabemos o seu conteúdo, fica muito difícil saber se é o que realmente estamos procurando. Isso está relacionado com códigos de programação de site e acaba sendo observado na maioria das vezes por usuários que utilizam leitor de tela, já que a alteração não modifica visualmente o link.
- Identificação de figuras e imagens
A falta de identificação e descrição de imagens e figuras, faz com que o usuário que possui deficiência visual fique excluído do conteúdo daquela imagem. Muitas vezes a imagem apresentada é um resumo ou explicação de uma informação muito importante. Podemos citar também vídeos que não possuem áudio descrição ou alternativa em texto para as legendas apresentadas. Um exemplo são os vídeos que possuem sons e somente legenda. Faça um pequeno teste, feche os olhos no momento que o vídeo é reproduzido e depois me conte o que entendeu.
Acredito que com essas dicas possa ficar mais fácil tornar o conteúdo de seus sites ainda mais acessível. Muitos de vocês podem estar achando que essas modificações são muito complicadas e caras de serem aplicadas, mas muito pelo contrário, tais modificações são muito simples e de muita importância. No Brasil há aproximadamente 7 milhões de pessoas com deficiência visual que ficam impossibilitadas de ter autonomia durante suas navegações quando esses pontos são ignorados. O importante não é somente expor o conteúdo e sim como expor de uma forma que seja acessível para todos, porque muitos dos usuários possuem algumas deficiências e necessitam de meio para que tenham acesso ao conteúdo do site, de uma forma autônoma.
Espero ter ajudado a direcioná-los a conquistar um conteúdo online ainda mais acessível. Gostaram do post? Compartilhe com os amigos! E aproveita para seguir a gente nas redes sociais (@avultainclusiva) para ter acesso a muitos outros conteúdos sobre inclusão. Lembrando que nessa quinta 03/09, tem mais um check in de acessibilidade onde conto minhas experiências no site de uma das maiores empresas de locação de automóveis da América Latina. Espero vocês para o nosso próximo voo!
Deixe uma resposta