
Acessibilidade Decolando com o Pilotando na Web
On agosto 24, 2020 by Corine DelgadoOlá leitores do Pilotando na Web!
Meu nome é Pedro Renan, faço parte do time Avulta, sendo responsável pela experiência do usuário. Contanto um pouco sobre mim, a minha primeira escolha profissional na verdade foi outra: pilotei aeronaves durante 6 anos quando em 2016 sofri um acidente enquanto realizava um voo panorâmico nos Lençóis Maranhenses. Retornei a Belo Horizonte, e neste ano de 2020 finalizo minha graduação em Ciências Aeronáuticas – motivo pelo qual nomeamos o Projeto dessa maneira. Hoje, apresento a vocês o Pilotando na Web: um projeto com intuito auxiliar outras empresas a tornarem seus sites mais inclusivos e possibilitar que pessoas com deficiência visual, como eu, tenham acesso claro aos conteúdos.
O Pilotando na Web nasceu quando estávamos fazendo ajustes no próprio site da Avulta e percebemos que os esforços para alcançar a acessibilidade são mínimos. Utilizo nessa missão o meu amigo inseparável que é o leitor de tela gratuito NVDA, que é responsável por ler todo o conteúdo para mim. Com ele eu navego por todos os elementos do site, desde a página inicial até os formulários que deverão ser preenchidos para a realização do cadastro, a fim de testar a acessibilidade de cada elemento.
Nessa proposta em conjunto com a Avulta, eu piloto o universo da web para levar mais acessibilidade às pessoas que também utilizam o NVDA. No Brasil há aproximadamente 7 milhões de pessoas com deficiência visual, e tem sido uma experiência incrível ter a oportunidade de relatar todas as dificuldades que estes usuários podem encontrar online. Já me deparei com diversas dificuldades durante as análises, como a falta de informações de links e botões, falta de descrição de imagens, a falta de organização do site e de alternativas para usuários com baixa visão, como mudanças na fonte. A maioria dessas características tornam a leitura do NVDA incompleta, confusa e cansativa. Tornando a simples missão de navegar pelo site, muito difícil para nós.
Para fazer essa análise de acessibilidade dos sites eu observo 10 tópicos que são base para uma estrutura virtual acessível e os pontuo, permitindo calcular o quanto um site é acessível em porcentagem, e já direcionando as necessidades de melhoria. Todas as avaliações estão sendo encaminhadas ao RH de cada empresa avaliada, e postaremos o retorno (quando houver) que recebermos, juntamente com a avaliação.
Já deu pra perceber a importância desse projeto, né? A autonomia de pessoas com deficiência necessita de meios para ocorrer. Estamos dando um grande passo para impulsionar tais mudanças. Estamos compartilhando essas dificuldades para que seja possível executar ações de correção em função da acessibilidade. Do que adianta um conteúdo valioso de um site, se o mesmo não possui acessibilidade que permite que aquele site seja acessado por usuários que possuem deficiência? Compartilhe essa ideia.
Gostou do projeto? Acompanhe nossos próximos post para saber mais detalhes do meu processo de avaliação de cada empresa. Começando pela avaliação feita na própria Avulta.
Deixe uma resposta